Colégio Vitória é, mais uma vez, campeão do Enem no sul da Bahia
O Colégio Vitória, de Ilhéus, acaba de conquistar, mais uma vez, o título de escola particular com melhor desempenho no Enem em todo o sul da Bahia. Segundo o ranking baseado nas notas de quatro áreas do conhecimento, a escola obteve uma média 608,4, ficando a segunda colocada com 597,1 pontos. As médias por escola foram divulgadas nesta segunda (22) pelo Ministério da Educação (MEC). As provas do exame reúnem questões de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Desde que a avaliação foi criada, o Colégio Vitória esteve à frente do ranking em mais de 90 por cento das análises (em apenas uma edição não venceu), consolidando-se como o maior vencedor da história de avaliação do MEC no sul da Bahia.
Essa foi a segunda grande conquista dos alunos e professores em apenas um mês. Em novembro, das sete placas de Honra ao Mérito, por melhor desempenho, entregues para Ilhéus, na mais recente Olimpíada de Matemática do sul da Bahia, cinco foram para alunos da instituição de ensino. A escola também foi o maior destaque no desempenho geral desta edição. A Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia é um Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sendo uma competição aberta aos estudantes do 6º ao 9º ano, em parceria com as escolas do Ensino Fundamental da região de influência da UESC. Este ano participaram 10.863 alunos de 69 escolas do Sul da Bahia.
Reegenharia, dedicação e amor: o segredo do sucesso - “São resultados que nos motivam a acreditar sempre no trabalho que desenvolvemos”, comemora a diretora Ana Carolina Melo. Entre uma comemoração e outra, a diretora acompanha as obras de construção da nova unidade educacional da Zona Sul, que entra em funcionamento, agora, em 2015, e atenderá a mais 200 alunos de educação infantil e primeiro à quinto ano do fundamental. Os professores também já trabalham firmes no planejamento do ano que vem, que terá como tema a “Geração Digital: Como é crescer no contexto da convergência de mídias”. A jornada pedagógica contou com o palestrante Bruno Olivatto, diretor do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, gestor do setor de Tecnologia Educacional do Colégio Antônio Vieira em Salvador. Pedagogo pela UFBA e especialista em Didática assistida pelas novas Tecnologias pela Universidade Católica de Milão. Bruno falou para um público de 100 professores, envolvidos no projeto.
Essa reengenharia do planejamento anual é considerada um dos segredos do sucesso da escola na avaliação do MEC, de acordo com a diretora. “O resultado do Enem é uma coroação do no trabalho competente , compromissado e sensível as especificidades dos alunos. Um resultado que se constrói a cada dia de trabalho, desde a educação infantil em todas as áreas de conhecimento, em todos os níveis”, explica Ana Carolina.